sexta-feira, 3 de julho de 2009

Os Macaquinhos de Piada



“ Não me interesso como as pessoas se movem e sim o que as movem”. Pina Bausch. (In memorian)



Matar ou morrer?
Abrir ou esconder?
Ser feliz ou entristecer?


****


No mundo do “Operação Abafa”, tenho percebido que estão todos se transformando em macaquinhos de piada. O CEGO, O SURDO E O MUDO.
O Cego se nega a ver as coisas que estão acontecendo a sua volta, os crimes passionais, os desastres naturais, as incompetências pessoais.
O Surdo se limita a não prestar atenção no outro. Não ouve um pedido de ajuda, não se dispõe a novas conquistas, não se abre ao que tem de mais humano. Este ao meu ver, é o pior dos “macacos”.
Já o Mudo, contenta-se em calar diante as atrocidades diárias, teme tomar qualquer posicionamento que o retire do estado confortável e mediocremente raso.
Em tempos de despedida, percebo que a mãe natureza “ta fazendo a rapa”. Um a um são levados para O Lugar Desconhecido. Uns são transportados em grupos, outros individualmente, mas todos com os seus medos, incertezas, glórias e histórias, são levados. Todos deixaram suas marcas independente do sucesso. Todos fizeram parte da vida de um outro ser humano e isso é o que há de mais lindo, A TROCA.
Se ser feliz é um estado de espírito? Porque tantas pessoas mesmo se elevando a seres supremos sofrem tanto? Pergunta angustiada do meu coração!
Passagem?
Ensinamento?
Carma?
Respostas que só saberemos ao decorrer da nossa caminhada, sozinhos, e no momento certo. Os desavisados dormirão durante toda a vida, passarão sem perceber o mágico que nela contem, não aprenderão nada, nem saberão o valor de um abraço verdadeiro. E depois de tudo, sem chances a mudanças, com os amigos em volta de si e olhos vedados, acordarão.
Em conversas depressivas de café, um amigo me disse:
- Nós só sofremos Tanto, porque queremos e tentamos melhorar!
Nossa como aquilo atacou meu fígado, e olha que não foi por causa do café pois não tomo. Conhecer-se, é um corte necessário em nossas entranhas, ficam cicatrizes, e uma vez começado não tem como você retroceder. Ir até o final é uma ordem. Querer voltar ao ponto de partida é impossível.
Neste caso se você iniciou sua jornada, não se acanhe, nem se desespere. A vontade de gritar e pular da ponte virá muitas vezes, pois o sofrimento faz parte do Menu, não é opcional. Mas saiba que é possível sim, você encontrar um recanto qualquer em anjos discretos que existem por ai. Como “Blanche Dubois”, ainda é possível acreditar na bondade humana, mesmo que possa aparecer que em volta de si só existam macaquinhos de piada.

Antonio Ranieri 03/07/2009.