sexta-feira, 27 de novembro de 2009

O Egoísmo De Todos Nós


Deste pequeno somos acostumados a sermos individualistas. Temos a NOSSA mamadeira, nosso cobertozinho, nossa “teta da mamãe”. Já na colégio temos que cuidar da nossa lancheira, do nosso material da escola, dos nossos livros, das nossas notas. Mais tarde nosso primeiro amor, nosso vestibular, nossas provas, nossos desejos e nossas conquistas, e nossos isso, nossos aquilo, nossos, nossos, nossos... E quando mais passa o tempo, mais coisas NOSSAS temos que possuir. No mundo capitalista em que vivemos estar em primeiro lugar é estar em voga. Ter todos os olhos voltados para você, se destacar de uma massa consolidada, contabilizada e reconhecida numericamente é como se você ganhasse um selo por não ser apenas mais uma ervilha como todas as outras uniformizadas numa lata de conserva. Nosso egoísmo está inteiramente relacionado às nossas escolhas. A todo o momento somos postos diante as decisões que poderão reverberar em nossa existência e dos que nos cercam. Depois de certo “amadurecimento”, percebemos que nossas escolhas não se resumem mais em escolher um sorvete ou uma bomba de chocolate, uma bicicleta ou um vídeo game. Qualquer ação gera uma reação de proporção inimaginável. Será que para sermos o que queremos ser, ter aquilo que tanto almejamos e viver de forma tranqüila, não conseguimos ser altruístas? Quem já não marcou aquele jantar com um amigo e ficou meia hora decidindo onde comer? Aquele cineminha que depois de tanto discutir acabam escolhendo o primeiro filme mela cueca que estiver passando? Aquela balada que agrade aos gostos distintos? Isso é o egoísmo que não consegue ficar dentro do peito e é fato que a intimidade o libera de forma despudorada e inconseqüente. Chega um momento nas relações humanas, seja ela pessoal, profissional, afetuosa ou romântica que as pessoas não se poupam mais em obedecer aos seus desejos, mesmos que eles sejam separatistas. E não é estranho depois de uma longa viagem, você parar ao lado de quem tanto ama e ver o outro colocar as malas dentro do carro com um destino diferente do seu. Ontem eu descobri algo novo que é o Egoísmo Mental e eles surge com duas facetas. A primeira dela facilmente poderia ser confundida com Inveja, pois é quando a pessoa envenena seus sonhos revelados com um belo sorriso e palavras de carinho e você só consegue perceber isso olhando nos olhos dela. Repare, dificilmente ela olhará nos seus olhos. A outra é quando você divulga algo tão desejado e a pessoa com o mesmo sorriso, as mesmas palavras de carinho e pior olhando nos seus olhos, deseja no fundo d’alma que esse seu sonho não se realize, pois ele automaticamente o afastaria das coisas que ambas tem em comum. O egoísmo é de todos nós, de todos mesmos, eu também tenho os meus, mas já faz tempo eu aprendi a ceder e você?

Antonio Ranieri (27.11.2009)

3 comentários:

WD` disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
WD` disse...

Alguem tem que ceder, isso é a mais pura verdade?

Tomado por minhas experiências passei tempo demais aceitando as coisas que os outros queriam.

Mas existe um certo momento em que a vida lhe ensina que o egoísmo deve sim ser uma fortaleza que lhe ajuda a alimentar suas vaidades, suas expectativas e suas convicções.

O egoísmo é individualista e por ele aprendemos a crescer quando alguns outros egoistas nos querem sempre no mesmo lugar.

Hoje guardaria a minha lancheira.

Somos egoistas, invejosos e ciumentos e devemos aprender a lidar com isso.

Adorei este post. É meu preferido.

Parabéns.

WD'

bETTTTTTOOO disse...

Eu aprendi a ceder, não porque tenho que ceder, mas porque ceder reata laços, ceder constrói vidas, ceder constrói homens, ostenta, reage, revive, recria, purifica, entrega...
As vezes me cansa querer ser menos, eu quero ser mais, mas toda vez que sou mais, tenho a capacidade de me levar até a alguém...